Customer Story

Asahi Kasei Corporation: construindo uma plataforma de aprendizagem para apoiar o crescimento autônomo e desenvolvimento de carreira dos colaboradores

Nonprofit page hero

19,166

Employees

Manufacturing

Industry

2022

Customer Since

Asahi Kasei começou no setor de fibras e substâncias químicas sintéticas e vem trabalhando para atender às necessidades atuais, transformando proativamente o portfólio da empresa. A organização, que celebrou seu 100o aniversário em 2022, está implantando agora uma plataforma de aprendizagem em toda a empresa para incentivar o desenvolvimento dos colaboradores e o acompanhamento da aprendizagem de acordo com as funções e aspirações profissionais de cada pessoa.

Asahi Kasei criou a plataforma CLAP (Co-Learning Adventure Place) com Cornerstone Learning. Com acesso flexível a conteúdos de aprendizagem externos e funções de recomendação aos usuários, a CLAP está criando aos poucos um círculo de aprendizagem na empresa. Agora está sendo usado para o treinamento de novos colaboradores, e a empresa está prestes a começar a desenvolver cursos que combinam conteúdo de aprendizagem interno e externo.

Promovendo uma nova estratégia de recursos humanos para os próximos cem anos

Asahi Kasei é um dos fabricantes de produtos químicos integrados mais importantes do Japão e atua em três setores principais: materiais, moradia e saúde. Fundada em 1922, a empresa cresceu transformando constantemente seu portfólio comercial e enfrentado com ousadia os desafios sociais que mudam com o tempo.

Como o ambiente empresarial mudou bastante em um século desde sua fundação, a empresa elaborou um plano de gestão de médio prazo para 2024, focado em manter-se fiel à sua atitude pioneira nos próximos cem anos.

A empresa identificou a "Transformação GDP" (sigla em inglês para ecológica, digital e de colaboradores) como o principal tema para fortalecer sua estrutura de gestão. Yuji Miki, gestor de recursos humanos da empresa e do escritório de desenvolvimento organizacional, explica que a empresa está centrada em várias políticas de RH como parte da transformação da força de trabalho.

"Para nos adaptarmos às mudanças e nos mantermos à frente em meio às demandas em constante mudança da sociedade", ele afirma, "precisamos manter a cultura corporativa de liberdade e mente aberta que cultivamos ao longo de nossos 100 anos de história. A mesma coisa acontece com os valores do grupo (integridade, desafio, criatividade e desenvolvimento continuado), que permitem que cada colaborador continue a se aprimorar, bem como a "co-criatividade" que aproveita a diversidade do grupo. É importante destacar os pontos fortes dos colaboradores e das equipes com base nessas duas perspectivas e relacioná-los aos resultados."

Implementando uma plataforma de aprendizagem, os colaboradores podem usar para aprenderem livremente

Uma das medidas do desenvolvimento continuado é a criação de uma plataforma de aprendizagem comum para toda a empresa, lançada em dezembro de 2021.

"Até agora, o treinamento era feito de maneira uniforme para cada cargo", explica Miki. "Porém, com a recente diversificação da conscientização de carreira, existe a necessidade crescente de adquirir conhecimentos práticos necessários para cada negócio e categoria de trabalho. Por isso, decidimos promover oportunidades de aprendizagem conforme a demanda, que funcionem para as mais diversas descrições de cargos, de modo a atender `as necessidades e preferências de cada colaborador."

Asahi Kasei já vinha usando o learning management system (LMS) de um fornecedor nacional. Contudo, "o LMS que tínhamos só servia para o conteúdo de aprendizagem interno e não ia de encontro aos nossos requerimentos para uma plataforma de aprendizagem", lembra Seiji Kiriyama, subgerente do grupo de busca avançada de TI.

"Queríamos fazer 'aprendizagem e desenvolvimento divertidos' como regrana Asahi Kasei e estamos nos empenhando para isso", continua. "Para conseguir isso, pensamos que tínhamos de atender a cinco requisitos."

Estes requerimentos eram:

  • Integração de API com uma variedade de conteúdo de aprendizagem externos, tais como cursos de desenvolvimento de negócios, cursos educativos em geral e outros conteúdos digitais

  • Funções de gestão da aprendizagem para que os colaboradores possam monitorar seu próprio progresso e desempenho de aprendizagem

  • Funções de comunicação que permitam às pessoas comentar sobre o progresso da aprendizagem dos colegas da equipe e compartilhar conteúdo recomendado

  • Funções de personalização para criar interfaces de usuário (UI) e experiências do usuário (UX) únicas para incentivar o pessoal a aprender

  • Compatibilidade com vários idiomas e suporte para escritórios de outros países, algo essencial com a expansão global

Aproveitar ao máximo a UI e o ecossistema da Cornerstone

Depois de comparar duas soluções de aprendizagem importantes nacional e internacional, a Asahi Kasei escolheu a Cornerstone Learning.

"Ela incorpora ativamente funções avançadas e é a única que permite a integração com o Schoo, que queríamos usar para o conteúdo externo", explica Kiriyama. "A filosofia do produto, que enfatiza essas funções de comunicação e colaboração externa, também coincidia com o que queríamos. Além disso, tem uma interface intuitiva e fácil de usar, altamente personalizável".

Depois de ajustar as necessidades da plataforma, decidiram chamá-la CLAP (Co-Learning Adventure Place).

"Queríamos que falasse sobre aprender juntos, com colegas, e sobre aplaudir as aventuras uns dos outros para incentivar o desenvolvimento", afirma Miki.

Em meados de dezembro de 2022, começou a implementação interna da CLAP, em colaboração com a Schoo para o conteúdo externo.

Elevar a aprendizagem dos colaboradores à máxima potência

Asahi Kasei começou a usar a CLAP para uns 20 mil colaboradores no Japão e, em breve, pretende expandir o programa em estágios. A CLAP foi adotada rapidamente, como resultado dos esforços da empresa em divulgação, incluindo o desenvolvimento de UI e UX para aumentar a motivação de aprender, um boletim informativo mensal e a apresentação de conteúdo relacionado como complemento aos programas de treinamento disponíveis.

Nos primeiros três meses e meio, a taxa de login na CLAP chegou a 61% e a taxa de cadastro no Schoo alcançou 43,3%.

"Tivemos uma boa resposta inicial com􏚷4,3% dos usuários concluindo pelo menos um curso na CLAP”, comenta Miki.

Kiriyama, que agora também é usuário da CLAP, diz que sua motivação para aprender aumentou muito.

"Fico contente em saber que a empresa oferece um ambiente no qual posso aprender o quanto quiser", afirma. "Uso a CLAP para estudar enquanto estou indo trabalhar e também no meu tempo livre, e se houver um assunto que me interessa, procuro conteúdo relacionado na CLAP, para eu aprender de forma rápida e sistemática. A função de recomendação também me ajudou a ampliar meus horizontes, pois me abriu os olhos para mundos que nem sabia que existiam."

Miki conta que, além da aprendizagem individual, os círculos voluntários de aprendizagem começaram a crescer em cada organização, muito além do que esperavam.

"Em uma empresa do grupo, o pessoal começou a introduzir espontaneamente temas de aprendizagem do interesse de cada um", explica. "Houve várias atividades similares e parece que os conceitos que incorporamos na CLAP foram muito mais aceitos do que esperávamos a princípio."

Utilizando da CLAP para treinar novos colaboradores e para a certificação interna de competências

Desde abril de 2023, o treinamento de novos colaboradores também é feito na CLAP. Em vez de um programa de treinamento uniforme para os novos colaboradores, agora é possível selecionar conteúdo segundo as aspirações de cada pessoa.

"Os novos colaboradores escolhem o curso de treinamento mais adequado às suas aspirações e aprendem usando a CLAP", acrescenta Miki. "Além disso, fazemos workshops semanais de aprendizagem mútua para cada curso. Começamos a fazer essas atividades em duas sessões, de junho a setembro e de novembro a fevereiro do ano seguinte, para que os colaboradores continuem aprendendo uns dos outros."

Enquanto o conteúdo externo é usado para aprendizagens mais amplas, o conhecimento especializado patenteado da Asahi Kasei é transmitido pelo conteúdo interno. Estamos nos preparando para ampliar a oferta de conteúdo interno e oferecer cursos de treinamento na CLAP que atendam a vários skillsnecessárias para o trabalho, para, no futuro, combinar o conteúdo de aprendizagem interno e externo.

"Também estamos considerando a possibilidade de usar a função de medalhas da Cornerstone para quem concluir cada curso de certificação, para usá-las na gestão de talentos", afirmou Miki, que também espera usar a função de competências da Cornerstone no futuro.

"Uma das empresas do Grupo selecionou os skills chave necessários para o desenvolvimento estratégico, e a função de competência nos permitirá vincular esses skills com os cursos de treinamento na CLAP", continua. "Assim poderemos relacionar a estratégia de negócios com o conteúdo de desenvolvimento de capital humano de uma forma simples. Muitos desafios ainda precisam ser superados, mas gostaríamos de encarar a proposta da CLAP com esse ideal em mente".

Related Resources

Want to keep learning? Explore our products, customer stories, and the latest industry insights.

Cornerstone Learning Fundamentals

Datasheet

Cornerstone Learning Fundamentals

Learning has never been more critical to an organization’s success. You need to deploy and track required training, upskill your people to meet emerging business needs, and provide growth opportunities to retain your high performers. But you also need an all-in-one, easy to administer, and quick-to-deploy solution that fits your mid-sized organization.

Schedule a personalized 1:1

Talk to a Cornerstone expert about how we can help with your organization’s unique people management needs.

© Cornerstone 2024
Legal